Ciência vs. Senso comum

 

O senso comum é fruto dos sentidos, da memória, dos hábitos, dos desejos, da imaginação, das crenças e tradições. No fundo podemos definir o senso comum como sendo um tipo de conhecimento que resulta do uso espontâneo da razão, que resulta do modo espontâneo com que o homem entende a realidade, o seu dia a dia e até o Mundo.

As crenças que fazem parte do senso comum adquirem-se tendo como base a experiência quotidiana das pessoas, o seu dia a dia, adquirem-se na chamada experiência de vida (que se distingue da experiência científica por ser feita sem um planeamento rigoroso, sem método). Muitas vezes, tratam-se de experiências pessoais, outras vezes são simples experiências partilhadas entre vários membros de uma comunidade. No fundo, o senso comum relata um conjunto de conhecimentos que se adquirem sem estudos, sem investigação como é o caso de saber cozinhar, conhecer a cidade onde se vive, saber que no Verão há mais calor que na Primavera, enfim. Podemos, ainda, incluir ao senso comum algumas superstições, isto é, crenças falsas ou injustificadas como acreditar que o número 13 dá azar, acreditar que uma mulher durante o período menstrual não deve fazer bolos pois estes não ficarão bons, entre várias outras.

Por seu turno, o conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou factos concretos, isto é, com toda a “Forma de existência que se manifesta de algum modo” (trujillo, 1974:14). O conhecimento cientifico é  sistemático, uma vez  que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias , um sistema de teorias válidas e não conhecimentos dispersos e desconexos, como acontece no senso comum.

Ao contrario do senso comum, ciência não pode ser acrítica, muito pelo contrário, a ciência implica toda uma atitude crítica por parte dos cientistas. Ou seja: para fazer ciência é preciso reflectir, pensar pela própria cabeça, e ter uma preocupação permanente com a fundamentação das ideias. Os cientistas devem ter essa atitude crítica relativamente às suas próprias ideias e relativamente às ideias dos outros.

 

Procurar no site

Não temos direitos reservados mas pelo menos não façam "copy" e "paste"